Palmeira das Missões foi habilitada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) a participar da destinação de recursos do Fundo Estadual de Proteção e Bem-Estar de Animais Domésticos (FUNBEA-RS), na modalidade de transferência fundo a fundo.
A habilitação foi oficializada por meio da Portaria SEMA nº 115, de 18 de junho de 2026, que divulgou a relação dos municípios aptos a participar do processo de destinação dos recursos estaduais voltados ao fortalecimento das políticas públicas de proteção e bem-estar animal.
A conquista é resultado do trabalho desenvolvido pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária e do Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, que atenderam aos critérios estabelecidos no edital de habilitação promovido pelo Governo do Estado.
Além de reconhecer a organização e o comprometimento do município com a causa animal, a habilitação amplia as possibilidades de acesso a recursos destinados ao desenvolvimento de ações voltadas à proteção, ao atendimento e ao bem-estar dos animais. Os investimentos podem contribuir para a execução de programas de controle populacional, campanhas educativas, atendimento veterinário, ações de conscientização e fortalecimento das políticas públicas voltadas à guarda responsável.
O secretário de Agricultura e Pecuária e gestor do Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, Orlei Azeredo, destacou a importância da conquista para o município.
“Como gestor do Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, deixo meu reconhecimento e gratidão a todos os envolvidos neste processo. O comprometimento, a dedicação e o trabalho em equipe foram fundamentais para alcançarmos essa importante conquista para Palmeira das Missões e para a causa da proteção e do bem-estar animal”, afirmou.
Texto: Camila Amorin