
O governador Eduardo Leite sancionou o reajuste de 5,35% no piso salarial regional. A sanção está publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (21/5). O projeto de lei enviado pelo Executivo foi aprovado pela Assembleia Legislativa na terça-feira (19/5). Com o novo índice, a primeira das cinco faixas passará para R$ 1.884,75, superando São Paulo (R$ 1.874) e Santa Catarina (R$ 1.842), por exemplo. O salário mínimo nacional está em R$ 1.621.
Para a definição do percentual, foram realizadas reuniões com federações empresariais e centrais sindicais na Casa Civil, ao longo do mês de abril. A proposta finalizada prezou pelo equilíbrio e pela responsabilidade com o crescimento sustentável do Rio Grande do Sul.
A metodologia adotada no reajuste do piso regional do RS se assemelha à regra do salário mínimo nacional: atualizado pela inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) dos 12 meses anteriores somada ao percentual do último Produto Interno Bruto (PIB) estadual consolidado, no caso, 2023. Com isso, além da manutenção do poder de compra, o salário terá valorização por um critério associado ao aumento da produtividade da economia. O texto estabelece que os novos valores têm como data-base 1º de maio e passam a valer com a publicação da lei.
O mínimo regional incide sobre o salário de categorias de trabalhadores que não têm convenções ou acordos coletivos vigentes ou que trabalham na informalidade. O percentual proposto preserva a competitividade do RS em relação aos demais Estados com características socioeconômicas semelhantes. Dessa forma, busca-se o equilíbrio entre a valorização da mão de obra regional e a prevenção de distorções no mercado de trabalho, incentivando a manutenção de níveis de emprego formal das categorias abrangidas pelo mecanismo no âmbito estadual.
Como ficam os valores por faixas de categoria com a proposta de reajuste de 5,35%:
Texto: Ascom Casa Civil
Edição: Secom
UFSM PM Rústica do Meio Ambiente em comemoração aos 20 anos da UFSM Palmeira das Missões
HC SAÚDE | Hospital de Caridade entrega nova ala de Urgência e Emergência nesta terça-feira
BM Operação Cerco Fechado/Brigada Militar de Santo Augusto Prende Dois Homens e com eles dinheiro,celular e arma de fogo
CRELUZ A Creluz lançou, no dia 5 de junho de 2026, em Jaboticaba, a Usina Solar Sol da Cidade, seu 14º complexo de geração de energia.
Câmara de Vereadores Câmara aprova projetos voltados ao TEA e às mães atípicas
Junho Junho será mais quente do que a média na maior parte do Brasil Mín. 11° Máx. 17°
Mín. 11° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 16°
Chuva



