Associação realiza reunião de trabalho na abertura da Mateada, em Erval Seco


 

Como tem feito rotineiramente ao longo dos anos, a Associação dos Municípios da Zona da Produção esteve aglutinada para mais uma reunião de trabalho, desta vez na sede do Poder Legislativo do Município de Erval Seco, quando estiveram presentes dezenas de prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais.

Foi na tarde de quinta-feira, dia 15 de agosto, como forma de prestigiar um município associado, que realiza neste final de semana mais uma edição da Mateada, além do que foram postos sobre a mesa assuntos de interesse coletivo, especialmente nas ações futuras que estejam relacionadas com o municipalismo, forma mais apropriada para buscar o desenvolvimento regional, melhorando assim a qualidade de vida da população.

Ao efetivar a abertura, o presidente Gilmar da Silva, prefeito de Ametista do Sul, concedeu a palavra ao prefeito anfitrião, Leonir Koche, que agradeceu a presença dos colegas, fez um relato do que tem feito na condição de gestor de Erval Seco, além do que convidou a todos para que prestigiassem a 35ª edição da Mateada, que busca a cada ano revitalizar a cultura do Estado, bem como fortalecer o comércio e a indústria locais.

Em seguida o presidente Gilmar retomou o comando dos trabalhos, quando discorreu sobre temas relacionados a sua última ida a Brasília, com foco especial ao Programa “Mais Médicos”, que teve uma interrupção, tendo sido retomado mas que ainda não contempla os municípios na proporção necessária. Outra questão preocupante, igualmente na área da Saúde, é promover que a região tenha atendimento no setor de Oncologia, em Frederico Westphalen, uma vez que atualmente os pacientes precisam ser deslocados a Erechim, algo quase desumano devido à distância para lá chegar e a demora nas filas de espera.

Numa etapa sequente, estiveram presentes dois representantes da Agergs- Agência Gaúcha de Regulação. O Conselheiro Isidoro Zorzi explanou aos presentes como e pra quê existe a agência, suas atribuições e forma de atuação. Neste momento os prefeitos se revezaram ao microfone, sugerindo de forma insistente para que a Agência atue de forma mais efetiva na fiscalização de alguns órgãos do governo estadual com ação nos municípios, especialmente a Corsan, que não estariam prestando um serviço de qualidade.

Já o prefeito Eduardo Freire, o Dudu, que atualmente ocupa também a importante função de presidente da Famurs- Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul, disse de sua alegria em participar de uma reunião da Amzop, onde seu município é associado, agora na condição de presidente da Famurs.

Detalhou aos colegas suas pretensões como presidente da Federação, sempre defendendo o municipalismo, prioritariamente buscando junto às esferas de Poder a liberação de recursos para as obras que contemplem a região de forma abrangente, além de promover mais participação das mulheres na política.

Por fim, representantes da Comaja relataram suas experiências da implantação de iluminação Led, o que tem propiciado redução de custos no gastos com energia, melhor luminosidade e uniformização.

Em seguida os gestores municipais foram deslocados para o local da Mateada, quando ocorreu a abertura oficial, em seguida participando de jantar de confraternização.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa AMZOP/Renato KOZAK

 


17/08/2019