Integrantes do Conselho Municipal de Política Cultural tomam posse


O ato foi realizado no gabinete do prefeito com titulares e suplentes do conselho, que é formado por representantes da Sociedade Civil e do Poder Público

 

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizou, na manhã desta segunda-feira (10), a posse dos conselheiros do Conselho Municipal de Políticas Culturais. A solenidade para entrega oficial dos certificados e admissão foi realizada no gabinete do prefeito Eduardo Russomano Freire.

 O conselho é composto por 15 conselheiros titulares e 15 suplentes, além de 3 membros da comissão diretiva, distribuídos em 15 diferentes segmentos, os quais são representantes da Sociedade Civil e do Poder Público que, voluntariamente, terão a missão de discutir propostas em prol da cultura em Palmeira das Missões.

Na ocasião, a presidente do Conselho de Políticas Culturais do município, Adriana Bagatini, destacou que este é um momento muito especial para oficializar o início dos trabalhos do Conselho, após longo processo de implantação iniciado no mês de fevereiro, com os Encontros Municipais e encaminhamento do projeto para a Câmara de Vereadores. Ressaltou ser uma das metas da Administração Municipal e que finalmente agora em um cenário propício a nível municipal, regional e estadual, o Conselho será colocado em prática. “Temos aqui grandes profissionais em diversas linguagens artísticas que estão realmente dispostos a doar se pelo desenvolvimento da cultura local”, afirmou.

De acordo com o prefeito Eduardo Russomano Freire, a administração através da SMCT também irá trabalhar para contribuir com a qualificação do Conselho de Políticas Culturais, através dos conselheiros empossados, que somarão ao trabalho do poder público e assim tornar possível a realização de novos projetos culturais no município.

 CMPC

Com caráter consultivo, normativo, deliberativo e permanente, o Conselho é vinculado ao Sistema Nacional de Cultura, institucionalizando a relação entre a gestão municipal e os setores da sociedade civil ligados à cultura. Entre as atribuições do conselho está a participação na formulação, elaboração e o acompanhamento da política cultural do município. Projeto aprovado na Câmara Municipal de Vereadores, lei n° 5.281 de 27 de março de 2019.

A Comissão Diretiva do Conselho, composta pela Presidente Adriana, vice-presidente João Tadeu Soares e pelo secretário geral professor João Souza, que também é membro titular do segmento dança, acharam importante dar espaço para os representantes da sociedade civil, que fizeram os seus pronunciamentos, demonstrando grande interesse em usarem dos seus conhecimentos e habilidades para desenvolver um trabalho que contribua para a cultura, arte, memória e patrimônio cultural.

Confira os segmentos e instituições que compõe o conselho:

Poder Público: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Secretaria Municipal de Administração, Secretaria Municipal de Planejamento, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empregos, Secretaria Municipal de Assistência Social.

Sociedade Civil: Setorial Livro e Literatura, Setorial do Artesanato, Artes Plásticas e Artes Visuais, Setorial do Audiovisual e Arte digital, Setorial das Artes Cênicas, Setorial da Música, Setorial da Dança,

Setorial de Produtores, Associações e Instituições Culturais, Setorial de Cultura Popular, Patrimônio Cultural, Acervos e Memória.

 

Fale com o Conselho através dos seguintes canais:

E-mail: conselhoculturapm@gmail.com

Instagram: Conselho Cultura PM

WhatsApp: (55) 98439 1649


11/06/2019