UPF: Cultura e dança são promovidas pelo III Congresso Internacional de Folclore


Passo Fundo sedia a III edição do Congresso Internacional de Folclore  dança e tradição. O evento é promovido pela Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), em parceria com o Sesc e a Prefeitura de Passo Fundo. A abertura oficial da programação ocorreu na noite dessa terça-feira, 28 de maio, no auditório do Teatro Sesc. Participaram da abertura o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, professor Dr. Rogerio da Silva; o vice-prefeito de Passo Fundo, João Pedro Souza; a gerente do Sesc Passo Fundo, Aline Pasquetti; o vereador Saul Spinelli, representando a Câmara de Vereadores; além de demais secretários e lideranças municipais. O evento contou com a abertura do Grupo de Danças Folclóricas da UPF e posterirormente com apresentações de casais de bailarinos do México, Costa Rica, Colômbia, Peru, Equador, Argentina, Chile e Brasil, que foi representado por uma dupla do Rio de Janeiro.

 

Para o vice-reitor, o Congresso é um exemplo de evento que promove interação com a comunidade. ''O congresso, a cada edição, cresce em qualidade e quantidade. Estamos na terceira edição desse evento que nasceu dentro da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, que faz uma integração com vários países da América Latina, oportunizando um momento de integração importante para todos nós'', destacou.

III Congresso Internacional de Folclore

O evento ocorre de forma itinerante neste ano. Os municípios de Ipira e Piratuba em Santa Catarina já tiveram a oportunidade de receber os grupos. Nesta quarta-feira, dia 29 de maio, a cidade de Marau também receberá atividades do Congresso.

Conforme o coordenador do evento, o objetivo é o de ofertar um espaço para apresentação de propostas que tenham como elo a cultura, tendo como foco principal as ideias da criação, circulação, investigação e gestão cultural.

 


30/05/2019