Menu

Indígenas protestam por demarcação de terras

A fim de chamar a atenção do governo, grupo bloqueou o trânsito na BR-386, em Iraí

 

Cerca de cem indígenas de Iraí, Vicente Dutra e Liberato Salzano bloquearam nesta quarta-feira, 13, o quilômetro 1 da BR-386, em Iraí, perto da divisa com Palmitos (SC). O protesto teve início por volta das 10h20 e foi encerrado em torno das 12h40.

Com pedras, galhos de árvores e faixas, eles pedem maior agilidade no processo de demarcação de terras e revogação das portarias 001/2017 e 683 da Advocacia Geral da União (AGU), as quais afetam processos em andamento, explicou o líder do Movimento Indígena no RS, cacique Luiz Salvador. “Quando o governo age de uma maneira discriminatória com relação aos povos indígenas, temos que fazer essas mobilizações. Não respeitam os direitos originários dos povos indígenas, o governo está errado nesse sentido”, destacou Salvador.

A previsão inicial era de que o protesto terminasse em torno das 14h, mas após negociações com a Polícia Rodoviária Federal, o grupo decidiu liberar mais cedo o tráfego para os veículos, que formaram filas tanto no lado gaúcho quanto no catarinense.

Fonte e Fotos : Jornal Folha do Noroeste /www.folhadonoroeste.com.br

No comments

Deixe uma resposta

Quero receber as notícias em primeira mão.